sexta-feira, 20 de abril de 2012


Judô

Elementos Técnicos
Kumi-Kata(pegada);

Shintai(deslocamento);

Ukemi(quedas);

Ushiro Ukemi(costas):
Deitado - Decúbito dorsal, perna flexionadas, com as solas dos pés apoiadas no tatami, braços estendidos em pronação, apoiados no solo.
Execução - Elevar os braços e batê-los no tatami ao mesmo tempo, da mesma da posição inicial.

Sentado - Pernas juntas estendidas, braços estendidos à frente, na altura dos ombros.
Execução – Deitar elevando as pernas, batendo com as mãos no tatami, voltando à posição inicial.

De cócoras – Braços estendidos à frente, na altura dos ombros, pernas flexionadas em afastamento lateral.
Execução – Rolar para trás, executando o movimento igual ao anterior.

De pé – Braços estendidos à frente na altura dos ombros, pernas em afastamento lateral.
Execução – Passar pela posição agachada e rolando para trás.

Yoko Kemi(lateral):
Deitado – Decúbito dorsal, mãos a altura da faixa, pernas flexionadas com os pés apoiados no tatami.
Execução – Rolar para o lado direito, batendo co o braço no tatami, com a palma da mão voltada para baixo e posicionada no mínimo a um palmo de distância da perna, permanecendo a mão esquerda na posição inicial. Variar para os dois lados.

Sentado – As pernas estendidas à frente, da mesma maneira que o braço direito, indicando ao iniciante para que lado que vai cair, a mão esquerda na altura da faixa.
Execução – Cair lateralmente no chão na mesma posição do exercício anterior.

De cócoras – Pernas flexionadas em afastamento lateral, braço direito estendido à frente, na altura dos ombros.
Execução – A perna direita passa à frente da esquerda, com desequilíbrio lateral, vai-se ao chão, caindo na mesma posição anterior.

De pé – Pernas em afastamento lateral, braço estendido à frente, na altura dos ombros.
Execução – A perna direita passa à esquerda, que se flexiona, e com desequilíbrio lateral, faz-se as mesmas posições anteriores.

Mae Kemi(frontal)
Ajoelhado – Ombro apoiado no tatami, um braço estendido lateralmente com a palma da mão voltada para cima. A cabeça, virada para o lado oposto. A outra mão apoiada no chão, ao lado da cabeça.
Execução – Impulsionar com as pernas o corpo para frente, rolando por cima do ombro, caindo na posição de rolamento lateral.

Agachado – Pernas em afastamento lateral, uma mão apoiada no tatami, o outro braço em forma de arco apoiado pelo dedo mínimo.
Execução – Idem ao anterior.

De pé – Dá se um passo à frente, com uma das pernas, flexionando o joelho e o tronco para apoiar o braço em forma de arco, a outra mão apoiada no tatami.
Execução – Impulsiona-se com pernas o corpo para frente, rolando por cima do ombro, só mudando a posição final, ao cair impulsiona-se com as mãos e pernas levantando e terminando de pé.

Projeções verticais;

Com os pés:
O-soto-gari(rodão) – O mais indicado para ser ensinado primeiro pois é uma técnica simples. O único detalhe para quem vai ser derrubado é o posicionamento da cabeça que deve acompanhar o movimento do tronco.

De-ashi-barai(vasourinha) – Técnica que vem do deslocamento, e facilita a percepção dos momentos de equilíbrio e desequilíbrio. É um golpe simples que é realizado em movimento.

Com o quadril:
O-goshi(chazão) – É uma técnica um pouco mais complexa, por haver uma mudança de direção e pela perda de contato com o solo, não é uma técnica de competição, mas atua como educativo para aprender outros golpes. Nessa projeção, o movimento de extensão das pernas deve ser feito junto com uma flexão parcial de tronco, mas para derrubar o adversário é necessário que se faça uma rotação do tronco e da cabeça, junto com o movimento do braço.

Com as mãos:
Koshi-guruma(abração) – Esta golpe é basicamente igual ao O-goshi, o detalhe são os cuidados que devem existir, pois esse golpe quando mal executado pode traumatizar a coluna cervical e os músculos do pescoço.

Ippon-seoi-nage(bananinha) – è uma técnica alta,rápida e de pouca segurança os procedimentos do O-goshi e o Koshi-guruma devem ser observados. O posicionamento correto do braço na entrada do golpe deve ser com o cotovelo junto ao próprio tronco.
Seoi-nage(sovacão)
Imibolização(abração no chão);

Chaves;

Estrangulamento;


Referência:Baptista dos Santos, f. Carlos. Judô - da escola à competição, Sprint.

Judô - Histórico



Judô

  • Histórico/Filosofia

O Judô surgiu de um aperfeiçoamento do antigo Jiu-Jítsu, que foi criado por um monge chinês chamado Chin Gen Pin, idealizador dessa arte violenta e sem regras, que tinha o objetivo de ferir ou matar seus adversários. Esse monge chinês se mudou para o Japão, onde espalhou sua arte violenta, e o Jiu-Jítsu passou a ser ensinado nos centros de defesa nacional do Japão. Mas o Jiu-Jítsu não deu certo nas escolas devido a sua filosofia de ferir seus adversários e porque não agregava nenhuma pedagogia de ensino, além de que crianças e idosos se machucavam gravemente pois o Jiu-Jítsu sempre colocou a força física à frente da técnica.
Foi então que um jovem japonês chamado Jigoro Kano, que era frustrado com o Jiu-Jítsu, porque essa arte era apenas para os fortes e ele era pequeno e franzino, decidiu modifica-la, criando o Judô, que se baseava na lenda da origem do estilo Yoshin-Ryu(escola do coração de salgueiro) o "ceder para vencer". Jigoro Kano inseriu princípios da Física, como equilíbrio, gravidade, deslocamento e alavancadas,além de ferramentas didático-pedagógicas, como o Gokio, pedagogia de ensino de judô onde as técnicas mais perigosas foram eliminadas. Kano também criou o princípio de quedas de amortecimento e uma roupa apropriada chamada Judogui(Kimono), e dedicou-se aos métodos de projeção.
Assim, foi criada uma sistematização das técnicas e a fundamentação da prática em princípios filosóficos, em que a busca final é o aperfeiçoamento do ser humano. Para promover o bem-estar mútuo, cada um deve disciplinar e cultivar o seu corpo e espírito através das técnicas de ataque e defesa. O engrandecimento da essência nos conduz ao caminho, via "ju"(suave) e "do"(que nos leva à perfeição).








Referência: WILSON, Ney.Judô - O caminho da suavidade. On Line Editora






















































































sexta-feira, 9 de março de 2012

JOGOS DE OPOSIÇÃO
(Continuação)
Classificar os Esportes de Lutas promove uma organização de elementos ou categorias de acordo com um determinado critério, que permite estabelecer uma diferenciação entre eles, como:
*Luta-Ataque/Defesa
*Artes Marciais- Tem sua filosofia
*Jogos Esportivos-competições, regras, confederação
*Briga-Não possui regras, nem técnicas, nem filosofia
.
CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS DE OPOSIÇÃO
*Histórico-Ocidental na Grécia (Jogos Olímpicos da Antiguidade).
                -Oriental (lutas indígenas, técnicas de respiração).
*Ação Motora- Percussão (tocar)
                      -Domínio (agarrar)
                      -Mista (esquivar-se)
*Distância-Curta
                -Média
                -Longa
TRABALHAR NA ESCOLA COM JOGOS DE OPOSIÇÃO
I. Jogos de  rapidez e atenção- são dinâmicos e alternam os papéis de atacante e atacado, evitando o contato próximo com o adversário.
II. Jogos de conquista do objeto- os adversários se aproximam e as principais ações são feitas em direção ao objeto de conquista.
III. Jogos de conquista de território- situações de contato onde, diversificação das ações desequilibradoras para chegar a seus fins, precisando puxar, carregar, empurrar fazer virar, também esquivar-se, desviar-se, resistir.
IV. Jogos para desequilibrar- precisa agir em direção ao adversário, os papéis de ataque e defesa ora são alternativos, ora simultâneos.
V. Jogos para reter, imobilizar, livrar-se- obrigam enfrentamento corpo a corpo, ao mesmo tempo resiste e livra-se
VI. Jogos para combater- as condutas de ataque e de resistência são concomitantes, pois o combate é completo. É indispensável agrupar e coordenar todas as ações necessárias para o combate.

domingo, 4 de março de 2012

JOGOS DE OPOSIÇÃO


JOGOS DE OPOSIÇÃO


1. Brincadeira do Grampo


Desenvolvimento: os alunos estarão na posse de três grampos prendendo-os no corpo. Não poderão se defender com os braços, mas virando seu corpo ou "esquivando-se" como na situação da luta. São todos contra todos, e na medida em que os alunos forem perdendo, sairá da brincadeira. Essa brincadeira trabalha as movimentações de luta, à atenção, as esquivas, o espírito de participação, etc.
Objetivos: Conquistar o objeto que estará na posse de outro colega (grampo).


2. Conquista de Território


Desenvolvimento: os alunos estarão em duplas estando um deles dentro de um                  bambolê e o outro do lado de fora. O que esta dentro, tentará se defender impedindo com que o outro tome seu lugar utilizando-se de movimentos de defesa.
Objetivos: Tirar o colega de dentro do bambolê utilizando de movimento de ataque e defesa.


3. Saltitos Pega-pé


Desenvolvimento: primeiramente ensinar os alunos a posição inicial da luta, os saltitos que deixam o corpo em movimento o tempo todo. Com as pernas paralelas e afastadas, transferindo o peso do corpo de um lado para o outro. A proposta é fazer um pega-pés, ou seja, os alunos deverão executar os saltos de preparação para a luta, pisar em um dos pés do colega. Cada encostada no pé do outro marca-se um ponto, como se fosse uma luta. Não deverá empurrar o colega com o  braço podendo somente retirar os pés do chão na direção oposta do atacante.
Objetivos: Desenvolver equilíbrio, coordenação global, rapidez, atenção, executando os movimentos de ataque, estratégia e percepção.


4. Luta em círculo


Desenvolvimento: metade da turma deverá formar um círculo, deixando os demais dentro dele. Os que estarão formando um círculo não poderão sair do lugar, quem esta dentro tocará o ombro de quem esta parado. Quem for tocado trocará de lugar com quem o tocou. Os alunos poderão se proteger utilizando as mãos evitando ser atingidos.
Objetivos: trabalhar a defesa fazendo com que  o adversário resista, se livra e se esquive do atacante.


5. Encostar no colega


Desenvolvimento: em duplas, um de frente para o outro dará-se a ordem de encostar o pé direito com o pé direito do colega. Após, os componentes tentarão tocar o ombro do colega apenas com a mão esquerda. Experimentar também com as mãos direitas e pés esquerdos.
Objetivo: trabalhar a agilidade de ataque.


6. Tente encostar a bola


Desenvolvimento: dividir a turma em dois grupos, estando estes limitados por uma linha. Um dos grupos estará com a bola tentando encostar nos oponentes contrários. Variação do jogo: acrescentar maior numero de bolas.
Objetivos: desenvolver a atenção, agilidade e rapidez.






Referências:  http://revistaescola.abril.com.br , http://criandocriancas.blogspot.com, http://portaldoprofessor.mec.gov.br.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Jogos de Oposição


Considerando a Luta uma categoria de jogo, regida pela lógica da oposição que possui como características específicas o ataque e a defesa de "alvos intrínsecos" (aos indivíduos) e a possibilidade de ataque simultâneo.
Gomes (2010), cita alguns autores que definem quatro tipos de lutas em função da relação dos lutadores com "alvo" e com a "meta". O alvo é definido como o objeto a ser atingido e/ou defendido (indivíduos), enquanto a meta é o objetivo que se busca ao atingir o alvo. Identificam-se duas formas de relação com o alvo - tocando e segurando - e duas formas de relação com a meta - direta e indireta.
Meta direta, a finalidade da luta pode ser segurar ou tocar o corpo do adversário (alvo) para pontuar ou terminar o combate.
Meta indireta, significa que as ações de tocar e segurar são um meio para finalizar o combate, seja através de uma projeção (objetiva-se atirar o adversário ao solo), de uma exclusão (segura-se o adversário para tirá-lo dos limites da área de combate) ou de um knock out (palavra em inglês utilizada para definir o fim de uma luta, isto é, o adversário é golpeado até cair no chão).
Classificação:
1º- Rapidez e atenção
2º- Conquista do objeto
3º- Conquista de território

 Ações Motoras:

ATAQUE                            DEFESA
Agarrar                                Resistir
Reter                                    Livrar
Imobilizar                             Esquivar
Desiquilíbrio
Tocar

Por meio dos jogos de oposição os alunos terão contato inicial com o universo das lutas.
Aprendem a diferença entre lutas e brigas, além de desenvolver mecanismos, tais jogos mostram aos aprendizes diferentes formas de resolver conflitos sem utilizar a violência.






REFERÊNCIAS:
GOMES, M. S. P ; MORATO, M. P ; DUARTE, E.;  ALMEIDA J. J. G de . Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais.

Vídeo encontrado em: judodebase.blogspot.com



domingo, 26 de fevereiro de 2012


As lutas e artes marciais podem ser divididas em:
Lutas de Domínio onde a luta consiste em dominar o adversário, através de derrubada, progressões e controle.  Luta de Percussão que a luta e direcionada mais a golpes, onde o contato leva a finalidade. E a Luta Mista que agrupa a modalidade de Domínio e de Percussão.
Outro tipo de classificação e segundo distancia variam de acordo com o espaço entre os oponentes e esta dividida em três categorias – curta, media e longa.
No artigo “ Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais”*, apresentas essas modalidades sendo que a  de curta  distância possui um espaço praticamente nulo entre os oponentes e para a realização das técnicas e alcance dos objetivos da luta, é necessário que os praticantes se coloquem em contato direto (contato como um meio para o fim). Essa modalidade e caracterizada com situações de desequilíbrio, rolar, projetar, cair controlar e excluir.
A de distancia media seria um espaço moderado que permite a aproximação em situações de ataque entre oponentes, pois  intenção e o propósito ofensivo vão determinar a distância os lutadores. Os golpes caracterizam o contato e não dependem dele para acontecer como na curta distancia (o contato é um fim e não o meio). As simulações dessa modalidade são tocar e golpear (com mãos, braços, cotovelos, pernas, joelhos e pés)
Já na distância longa, definida pela presença de um implemento, deve haver uma distância maior entre os oponentes para que os mesmos possam manipular de forma adequada esse implemento, fazendo com que o contato entre eles seja através de uma espada, por exemplo (contato também é um fim). Essa modalidade tem como situações tocar e manipular ( com o implemento).
*Mariana Simões Pimentel Gomes / Marcio Pereira Morato / Edison Duarte / José Júlio Gavião de Almeida.


Video por : André Luiz Radachinski.

Com base nessas classificações foram realizadas atividades, em aula, onde se tinha um contato com essas modalidades.
A aula inicia com uma atividade de socialização, que constitui em que cada aluno diga seu nome e faça um golpe de luta, onde todos os outros alunos terão que repetir. Esse exercício alem de ser uma forma de apresentação também faz com que o  professor tenha nação  de que nível os alunos estão perante a atividade.
Em seguida vem a atividade de percussão, tem que encostar na parte do corpo em que foi destinada,dos colegas  sem deixar que encostem em você. Primeiro faz isso com todos os alunos, todos contra todos, e depois em duplas. Essa atividade tem como intuito ter um primeiro contato com a luta onde se tem que atacar e defender..
Outra atividade realizada foi de domínio, com uma bola grande, em duplas, os alunos ficam de frente para a bola e ao sinal tem que pega-la e não deixar que o outro pegue ou tirar do seu colega se ele pegar antes. Em seguida essa atividade e  realizada com os alunos de costas para a bola realizando a mesma tarefa. Uma a adaptação dessa atividade sem a bola e deixar os alunos um de costas para o outro e ao sinal tem que tentar colocar as costas do colega no chão.
Para finalizar foi feita atividades com um tecido, que iniciou com esse tecido amarrado em alguma parte do corpo onde todos os outros alunos teriam que tirar esse tecido, ao mesmo tempo em também tem que tirar o tecido dos outros. Em seguida essa atividade  foi realizada em duplas onde um teria que tirar o tecido do outro. Essa atividade pode ser comsiderada como mista.
E a ultima atividade realizada, ainda com o tecido, é um exemplo de luta a de distancia longa (também de percussão) onde devia acertar o tecido no colega.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012


O que são Lutas?
 Desde a origem da humanidade o homem lutou contra o homem inventou armas e pensou estratégias para lutas, seja individual ou em exército.
A luta já foi reconhecida como prática religiosa, jogos, exercício físico entre outros no mundo todo. Dentro da luta existem aspectos que envolvem: tradição, religião, cultura, filosofia, rituais, disciplina, além dos movimentos corporais.
Em escolas as lutas são passadas com objetivo de ensinar  aos alunos a vivência e o conhecimento e suas manifestações. A luta ajuda como manifestação corporal e cultural.
Nela tem como características muitos movimentos e uma séria de critérios.
Existem muitos autores quando se referem ás lutas usam termos até mesmo parecidos só que com visões diferentes onde colocam os movimentos de agarre, golpes e implementos (espadas), como técnicas de certas modalidades só que não exclusiva de uma única.
Os autores separam a luta em dois grupos:
Jogos de luta: não formais
Esportes de luta: formais reconhecidas por federações esportivas.
Princípios:  Contato proposital é  fundamental para que a luta aconteça, existem  várias maneiras, sendo elas  através de mãos, punhos,  braços pernas, corpo todo ou mediado por um implemento; contínua ou pausadamente .
Fusão ataque/defesa: Tem que ocorrer ataques e defesas em uma luta, sendo simultâneas ou fundidas, muitas vezes é difícil decifrar se o lutador esta praticando o ataque ou a defesa, pois podem ser realizados ao mesmo tempo, diferentes de jogos coletivos tradicionais  onde enquanto um time apenas ataca o outro defende-se .
 Imprevisibilidade: Por mais que um lutador  treine ou planeje um golpe  a luta sempre é imprevisível pois não se sabe as estratégias do adversário.
Oponente/alvo: O alvo é móvel, e pode executar ataque ou defesa.
Regras: Em todas as modalidades de lutas, define o que é proibido ou permitido, pontuação, e penalidades, técnicas e táticas.
As técnicas de uma luta podem ser aplicadas em outras.
Existem lutas de curta, média e longa distância, e outras que envolvem os três;
Curta: Distância praticamente nula
Médio: Espaço moderado
Longa: Presença de implemento







Referências:

GOMES, M. S. P ; MORATO, M. P ; DUARTE, E.;  ALMEIDA J. J. G de . Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais.

NETO S. S. ; HUNGER D. Formação Profissional em Educação Física.