domingo, 4 de março de 2012

JOGOS DE OPOSIÇÃO


JOGOS DE OPOSIÇÃO


1. Brincadeira do Grampo


Desenvolvimento: os alunos estarão na posse de três grampos prendendo-os no corpo. Não poderão se defender com os braços, mas virando seu corpo ou "esquivando-se" como na situação da luta. São todos contra todos, e na medida em que os alunos forem perdendo, sairá da brincadeira. Essa brincadeira trabalha as movimentações de luta, à atenção, as esquivas, o espírito de participação, etc.
Objetivos: Conquistar o objeto que estará na posse de outro colega (grampo).


2. Conquista de Território


Desenvolvimento: os alunos estarão em duplas estando um deles dentro de um                  bambolê e o outro do lado de fora. O que esta dentro, tentará se defender impedindo com que o outro tome seu lugar utilizando-se de movimentos de defesa.
Objetivos: Tirar o colega de dentro do bambolê utilizando de movimento de ataque e defesa.


3. Saltitos Pega-pé


Desenvolvimento: primeiramente ensinar os alunos a posição inicial da luta, os saltitos que deixam o corpo em movimento o tempo todo. Com as pernas paralelas e afastadas, transferindo o peso do corpo de um lado para o outro. A proposta é fazer um pega-pés, ou seja, os alunos deverão executar os saltos de preparação para a luta, pisar em um dos pés do colega. Cada encostada no pé do outro marca-se um ponto, como se fosse uma luta. Não deverá empurrar o colega com o  braço podendo somente retirar os pés do chão na direção oposta do atacante.
Objetivos: Desenvolver equilíbrio, coordenação global, rapidez, atenção, executando os movimentos de ataque, estratégia e percepção.


4. Luta em círculo


Desenvolvimento: metade da turma deverá formar um círculo, deixando os demais dentro dele. Os que estarão formando um círculo não poderão sair do lugar, quem esta dentro tocará o ombro de quem esta parado. Quem for tocado trocará de lugar com quem o tocou. Os alunos poderão se proteger utilizando as mãos evitando ser atingidos.
Objetivos: trabalhar a defesa fazendo com que  o adversário resista, se livra e se esquive do atacante.


5. Encostar no colega


Desenvolvimento: em duplas, um de frente para o outro dará-se a ordem de encostar o pé direito com o pé direito do colega. Após, os componentes tentarão tocar o ombro do colega apenas com a mão esquerda. Experimentar também com as mãos direitas e pés esquerdos.
Objetivo: trabalhar a agilidade de ataque.


6. Tente encostar a bola


Desenvolvimento: dividir a turma em dois grupos, estando estes limitados por uma linha. Um dos grupos estará com a bola tentando encostar nos oponentes contrários. Variação do jogo: acrescentar maior numero de bolas.
Objetivos: desenvolver a atenção, agilidade e rapidez.






Referências:  http://revistaescola.abril.com.br , http://criandocriancas.blogspot.com, http://portaldoprofessor.mec.gov.br.

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