Considerando a Luta uma categoria de jogo, regida pela lógica da oposição que possui como características específicas o ataque e a defesa de "alvos intrínsecos" (aos indivíduos) e a possibilidade de ataque simultâneo.
Gomes (2010), cita alguns autores que definem quatro tipos de lutas em função da relação dos lutadores com "alvo" e com a "meta". O alvo é definido como o objeto a ser atingido e/ou defendido (indivíduos), enquanto a meta é o objetivo que se busca ao atingir o alvo. Identificam-se duas formas de relação com o alvo - tocando e segurando - e duas formas de relação com a meta - direta e indireta.
Meta direta, a finalidade da luta pode ser segurar ou tocar o corpo do adversário (alvo) para pontuar ou terminar o combate.
Meta indireta, significa que as ações de tocar e segurar são um meio para finalizar o combate, seja através de uma projeção (objetiva-se atirar o adversário ao solo), de uma exclusão (segura-se o adversário para tirá-lo dos limites da área de combate) ou de um knock out (palavra em inglês utilizada para definir o fim de uma luta, isto é, o adversário é golpeado até cair no chão).
Classificação:
1º- Rapidez e atenção
2º- Conquista do objeto
3º- Conquista de território
Ações Motoras:
ATAQUE DEFESA
Agarrar Resistir
Reter Livrar
Imobilizar Esquivar
Desiquilíbrio
Tocar
Por meio dos jogos de oposição os alunos terão contato inicial com o universo das lutas.
Aprendem a diferença entre lutas e brigas, além de desenvolver mecanismos, tais jogos mostram aos aprendizes diferentes formas de resolver conflitos sem utilizar a violência.
REFERÊNCIAS:
GOMES, M. S. P ; MORATO, M. P ; DUARTE, E.; ALMEIDA J. J. G de . Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais.
Vídeo encontrado em: judodebase.blogspot.com
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