As lutas e artes marciais podem ser divididas em:
Lutas de Domínio
onde a luta consiste em dominar o adversário, através de derrubada, progressões
e controle. Luta de Percussão que a luta e direcionada mais a golpes, onde o
contato leva a finalidade. E a Luta Mista
que agrupa a modalidade de Domínio e de Percussão.
Outro tipo de classificação e segundo distancia variam de
acordo com o espaço entre os oponentes e esta dividida em três categorias – curta, media e longa.
No artigo “ Ensino das lutas: dos princípios condicionais
aos grupos situacionais”*, apresentas essas modalidades sendo que a de curta distância possui um espaço praticamente nulo
entre os oponentes e para a realização das técnicas e alcance dos objetivos da
luta, é necessário que os praticantes se coloquem em contato direto (contato
como um meio para o fim). Essa modalidade e caracterizada com situações de
desequilíbrio, rolar, projetar, cair controlar e excluir.
A de distancia media seria um espaço moderado que permite a
aproximação em situações de ataque entre oponentes, pois intenção e o propósito ofensivo vão
determinar a distância os lutadores. Os golpes caracterizam o contato e não
dependem dele para acontecer como na curta distancia (o contato é um fim e não
o meio). As simulações dessa modalidade são tocar e golpear (com mãos, braços,
cotovelos, pernas, joelhos e pés)
Já na distância longa, definida pela presença de um implemento,
deve haver uma distância maior entre os oponentes para que os mesmos possam
manipular de forma adequada esse implemento, fazendo com que o contato entre
eles seja através de uma espada, por exemplo (contato também é um fim). Essa
modalidade tem como situações tocar e manipular ( com o implemento).
*Mariana Simões Pimentel
Gomes / Marcio Pereira Morato / Edison Duarte / José Júlio Gavião de Almeida.
Video por : André Luiz Radachinski.
Com base nessas classificações foram realizadas atividades,
em aula, onde se tinha um contato com essas modalidades.
A aula inicia com uma atividade de socialização, que
constitui em que cada aluno diga seu nome e faça um golpe de luta, onde todos
os outros alunos terão que repetir. Esse exercício alem de ser uma forma de
apresentação também faz com que o
professor tenha nação de que nível
os alunos estão perante a atividade.
Em seguida vem a atividade de percussão, tem que encostar na
parte do corpo em que foi destinada,dos colegas
sem deixar que encostem em você. Primeiro faz isso com todos os alunos,
todos contra todos, e depois em duplas. Essa atividade tem como intuito ter um
primeiro contato com a luta onde se tem que atacar e defender..
Outra atividade realizada foi de domínio, com uma bola
grande, em duplas, os alunos ficam de frente para a bola e ao sinal tem que
pega-la e não deixar que o outro pegue ou tirar do seu colega se ele pegar
antes. Em seguida essa atividade e
realizada com os alunos de costas para a bola realizando a mesma tarefa.
Uma a adaptação dessa atividade sem a bola e deixar os alunos um de costas para
o outro e ao sinal tem que tentar colocar as costas do colega no chão.
Para finalizar foi feita atividades com um tecido, que
iniciou com esse tecido amarrado em alguma parte do corpo onde todos os outros
alunos teriam que tirar esse tecido, ao mesmo tempo em também tem que tirar o
tecido dos outros. Em seguida essa atividade
foi realizada em duplas onde um teria que tirar o tecido do outro. Essa
atividade pode ser comsiderada como mista.
E a ultima atividade realizada, ainda com o tecido, é um
exemplo de luta a de distancia longa (também de percussão) onde devia acertar o
tecido no colega.
Nenhum comentário:
Postar um comentário