O que são Lutas?
Desde a origem da humanidade
o homem lutou contra o homem inventou armas e pensou estratégias para lutas,
seja individual ou em exército.
A luta já foi reconhecida como prática religiosa, jogos, exercício
físico entre outros no mundo todo. Dentro da luta existem aspectos que envolvem:
tradição, religião, cultura, filosofia, rituais, disciplina, além dos
movimentos corporais.
Em escolas as lutas são passadas com objetivo de ensinar aos alunos a vivência e o conhecimento e suas
manifestações. A luta ajuda como manifestação corporal e cultural.
Nela tem como características muitos movimentos e uma séria
de critérios.
Existem muitos autores quando se referem ás lutas usam termos
até mesmo parecidos só que com visões diferentes onde colocam os movimentos de
agarre, golpes e implementos (espadas), como técnicas de certas modalidades só
que não exclusiva de uma única.
Os autores separam a luta em dois grupos:
Jogos de luta: não formais
Esportes de luta: formais reconhecidas por federações
esportivas.
Princípios: Contato
proposital é fundamental para que a luta
aconteça, existem várias maneiras, sendo
elas através de mãos, punhos, braços pernas, corpo todo ou mediado por um
implemento; contínua ou pausadamente .
Fusão ataque/defesa: Tem que ocorrer ataques e defesas em
uma luta, sendo simultâneas ou fundidas, muitas vezes é difícil decifrar se o
lutador esta praticando o ataque ou a defesa, pois podem ser realizados ao
mesmo tempo, diferentes de jogos coletivos tradicionais onde enquanto um time apenas ataca o outro
defende-se .
Imprevisibilidade: Por
mais que um lutador treine ou planeje um
golpe a luta sempre é imprevisível pois
não se sabe as estratégias do adversário.
Oponente/alvo: O alvo é móvel, e pode executar ataque ou
defesa.
Regras: Em todas as modalidades de lutas, define o que é proibido
ou permitido, pontuação, e penalidades, técnicas e táticas.
As técnicas de uma luta podem ser aplicadas em outras.
Existem lutas de curta, média e longa distância, e outras
que envolvem os três;
Curta: Distância praticamente nula
Médio: Espaço moderado
Longa: Presença de implemento
Referências:
GOMES, M. S. P ; MORATO, M. P ; DUARTE, E.; ALMEIDA J. J. G de . Ensino das lutas: dos
princípios condicionais aos grupos situacionais.
NETO S. S. ; HUNGER D. Formação Profissional em Educação
Física.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir