sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012


O que são Lutas?
 Desde a origem da humanidade o homem lutou contra o homem inventou armas e pensou estratégias para lutas, seja individual ou em exército.
A luta já foi reconhecida como prática religiosa, jogos, exercício físico entre outros no mundo todo. Dentro da luta existem aspectos que envolvem: tradição, religião, cultura, filosofia, rituais, disciplina, além dos movimentos corporais.
Em escolas as lutas são passadas com objetivo de ensinar  aos alunos a vivência e o conhecimento e suas manifestações. A luta ajuda como manifestação corporal e cultural.
Nela tem como características muitos movimentos e uma séria de critérios.
Existem muitos autores quando se referem ás lutas usam termos até mesmo parecidos só que com visões diferentes onde colocam os movimentos de agarre, golpes e implementos (espadas), como técnicas de certas modalidades só que não exclusiva de uma única.
Os autores separam a luta em dois grupos:
Jogos de luta: não formais
Esportes de luta: formais reconhecidas por federações esportivas.
Princípios:  Contato proposital é  fundamental para que a luta aconteça, existem  várias maneiras, sendo elas  através de mãos, punhos,  braços pernas, corpo todo ou mediado por um implemento; contínua ou pausadamente .
Fusão ataque/defesa: Tem que ocorrer ataques e defesas em uma luta, sendo simultâneas ou fundidas, muitas vezes é difícil decifrar se o lutador esta praticando o ataque ou a defesa, pois podem ser realizados ao mesmo tempo, diferentes de jogos coletivos tradicionais  onde enquanto um time apenas ataca o outro defende-se .
 Imprevisibilidade: Por mais que um lutador  treine ou planeje um golpe  a luta sempre é imprevisível pois não se sabe as estratégias do adversário.
Oponente/alvo: O alvo é móvel, e pode executar ataque ou defesa.
Regras: Em todas as modalidades de lutas, define o que é proibido ou permitido, pontuação, e penalidades, técnicas e táticas.
As técnicas de uma luta podem ser aplicadas em outras.
Existem lutas de curta, média e longa distância, e outras que envolvem os três;
Curta: Distância praticamente nula
Médio: Espaço moderado
Longa: Presença de implemento







Referências:

GOMES, M. S. P ; MORATO, M. P ; DUARTE, E.;  ALMEIDA J. J. G de . Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais.

NETO S. S. ; HUNGER D. Formação Profissional em Educação Física.













Um comentário: