RITMO
Pode variar entre forte e fraco, sendo que,
dentro da roda, quem dita a variação do ritmo é o mestre, no qual vai indicar
como a capoeira ira ser jogada. Lembrando que o ritmo sempre ira ter três
tempos, 2 fracos e 1 forte.
Na escola: pode-se usar musicas, simples e
não necessariamente da capoeira, acompanhadas com palmas para ditar um ritmo
com os três tempos.
GINGA
Mestre Bimba indica que “o Gingado é a alma
da capoeira”.
A ginga, segundo mestre Decânio, “consiste no movimento ritmado de todo o corpo,
acompanhando o toque do berimbau, com a finalidade principal de manter o corpo
relaxado e o centro de gravidade do corpo em permanente deslocamento, pronto
para esquiva, ataque, contra-ataque ou fuga. Durante o gingado, o praticante deve
manter-se em movimento permanente, simulando tentativas de ataque e
contra-ataque, sempre atento às intenções do parceiro, em contínua postura
mental de esquiva e proteção dos alvos potenciais de ataques."
Na capoeira todos os golpes partem da ginga.
Na
escola: Podemos posicionar os alunos em forma de tabuleiro, entregando-lhes uma
corda ou um lenço, formando um triangula, onde os alunos devem ficar com os pés
paralelos na base do triangulo, sendo que a ponta desse triangulo ficará para
trás do aluno.
Inicia-se a atividade, ensinado a levar a
perna para trás, posicionando-a na ponta do triangulo, uma de cada vez. Em
seguida ensina o posicionamento dos braços, flexionados à frente do rosto (como
forma de defesa), alternado com o movimento da perna (perna atrás, braço na
frente).
GOLPES
ARMADA
É um golpe de ataque, onde o chute é realizado com
o lado externo do pé, em que o corpo dá um giro de 360 graus por trás.
AÚ
Também conhecido com “
estrelinha” o Aú é um movimento de deslocamento, normalmente usado para entrar
na roda (podendo servir com golpe de ataque ou de defesa) ou como esquiva de
golpes rasteiros.
Na escola: para ensinar o Aú
precisa-se de um processo pedagógico, iniciando por educativos.
- colocar uma perna a
frente, e a mão, do mesmo lado da perna, vai ao chão seguida pela outra mão,
que ficará um pouco mais a frente, sequencialmente a outra perna também ira vir
mais a frente das mãos;
- semelhante ao primeiro, só
que agora no processo de troca de pernas ira levantar ambas do chão;
- assim que os alunos se
sentirem confortáveis e seguros, pode começar o processo de realização do Aú
completo.
Na imagem
podemos analisar as variações do Aú.
BENÇÃO
É um movimento de ataque
realizado de frente para o adversário, com um chute frontal e os pés na posição
plantar.
NEGATIVA
E
realizado como defesa, um movimento de esquiva em que o praticante se
abaixa até ficar rente ao solo, com uma perna estendida e a outra flexionada
para desviar do oponente.
COCORINHA
E uma esquiva da capoeira na
qual se abaixa de frente para o adversário de cócoras, apóia-se uma mão no chão
( ao lado do corpo) e outra mantém flexionada na frente do rosto (defesa).
MEIA-LUA
É um movimento de ataque
realizado de frente para o adversário. Na forma de um chute se realiza um
“circulo” no ar com a perna de fora para dentro.
JOELHADA
O movimento de ataque que é
realizado com o joelho.
TESOURA
Movimento em que se envolve o adversário com as pernas e se movimenta-as em sentidos
contrários, de modo a derrubar o adversário.
Na escola: podemos realizar a “Tesoura
de Bebe”, onde um aluno fica de pé e o outro deita lateralmente encostando o
bumbum no calcanhar do que está de pé. O aluno deitado coloca uma perna na
frente e a outra atrás do corpo do aluno que está de pé, ficando como se fosse
uma tesoura aberta, então realiza o movimento de tentativa de fechamento da “
tesoura” fazendo com que o outro aluno caia mantendo a guarda no rosto.
OUTROS GOLPES
§ Martelo: golpe com o peito do pé.
§ Queixada: golpe circular com a parte externa do pé.
§ Cabeçada: golpe aplicado com a cabeça contra o adversário para
desequilibrá-lo ou feri-lo.
§ Rabo de arraia: o lutador dá uma cambalhota no ar e golpeia o adversário
com os calcanhares.
§ Rasteira: golpe desequilibrante aplicado com o pé varrendo a perna de
apoio do adversário.
§ Tapona: tapa visando a machucar ou distrair o adversário.
§ Voo do morcego: o lutador salta e golpea o adversário com os dois pés.
APLICAÇÃO
DOS GOLPES NA ESCOLA
Após ensinar os golpes,
podemos realizar atividades de aplicação dos mesmos:
1- Capitão do mato
O Capitão do Mato (pegador)
deve pegar os escravos (fugitivos) que fugiram do quilombo, assim que os
escravos forem pegos devem ficar na posição de cocorinha (colados) até que os
outros escravos venham lhe salvar, realizando uma meia lua por cima da cabeça
do que foi pego. Pode-se variar os golpes.
2- Cavalaria e Capoeira
Para essa atividade os
movimentos a serem realizados devem ser combinados entre o professor e os
alunos. Sendo assim todos os alunos gingam ao ritmo da musica tocada, quando a
musica para a cavalaria (pegadores) vai a busca dos capoeiras (fugitivos) que ao
serem pegos vão presos nas cadeias, espaço delimitados pela cavalaria, para os
capoeiras saírem dessas cadeias devem realizar um movimento, que foi
estabelecido anteriormente.
Podem-se haver variações no
decorrer da brincadeira, por exemplo, por mais cavalaria, fazer com que outros
capoeiras façam os movimentos para salvar quem esta na cadeia, entre outro que
devem ser combinado com os alunos.
3- Para treinar os golpes,
podem se realizar atividades de fixação, um exemplo é colocar os alunos em
tabuleiro e ficarem gingando ao ritmo da música, assim que a musica parar o
professor dirá um golpe em que todos devem realzar.
4- Sequências para a roda
Após saber uma serie de
movimentos, pode-se uni-los formando uma sequência para que se possa fazer em
roda. Exemplos:
Sequência 1: comprimento,
Aú, ginga, armada, negativa e golpe de perna (ataque).
Sequência 2: comprimento,
Aú, ginga, cocorinha, golpe de perna (ataque) e negativa ou esquiva lateral.
Depois de já ter uma certa
pratica forma-se uma roda, onde os alunos realizaram os movimentos no meio,
enquanto isso quem está na roda ditará o ritmo com palmas.
Referencias
TORREs,José Augusto Macies; Santos, Carlos
Alberto Conceição. Coleçãoi Artes Marciais: Capoeira. Ano 02nº12, editora
Online.
FREITAs, Jorge Luis de. Capoeira Infantil:
jogos e brincadeiras. 2ª Ed.
QUADROS, Emanuele N.; MOURA, Gabriela de.;
LABES, Gabriela.; CARVALHO, Joice; CLAMER, Marilize. L.S.A Lutas, Saúde e
Aptidão Física.
http://lsalicenciatura.blogspot.com.br/2012_09_01_archive.html
acesso em 16/09/12 as 14: 30.h
Capoeira/ Principais golpes, http://pt.wikibooks.org/wiki/Capoeira/Principais_golpes
Acesso em 19/09/12 as 15:02h
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